APOIO À ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Pulsar Informática Ltda
Descrição
A iniciativa que marcou o apoio da Pulsar à erradicação do trabalho infantil foi a inclusão de uma cláusula restritiva a essa prática em todos os seus novos contratos, a partir de 1999 com fornecedores e a partir de 2000 com clientes. Desde então, caso a empresa venha saber do não cumprimento dessa cláusula por parte de um fornecedor ou cliente ela pode denunciar e romper o contrato.
Em função de suas características, a área de tecnologia da informação não é diretamente afetada pelo problema do trabalho infantil. Por isso, entre as principais contribuições da Pulsar estão ações de conscientização desse tema junto aos parceiros da empresa. Por serem potencialmente multiplicadores, eles podem proporcionar a difusão dessa consciência para outros setores do mercado.
Atualmente, a Pulsar tem como exigir de seus fornecedores que não utilizem o trabalho infantil. Mais que isso, a empresa participa de atividades que visam erradicar o trabalho infantil em diversas cadeias produtivas. Desde 1996, a Pulsar é uma “Empresa Amiga da Criança” e sócia-mantenedora da Fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças. O programa “Empresa Amiga da Criança” incentiva as empresas ao combate da exploração do trabalho infantil e ao investimento em projetos de melhoria da qualidade de vida das crianças na área de Saúde, Nutrição, Educação, Cultura e Trabalho Infantil.
Internamente, a Pulsar tem uma área de Projetos Sociais, cuja atuação está direcionada para entidades da região onde se localiza a empresa, no ABC Paulista. Em outubro de 1998, foi fundado o Grupo “Estrela Azul” que tem como diretriz principal melhorar a qualidade de vida das pessoas da comunidade. É um grupo aberto, onde participam como voluntários os colaboradores da empresa, familiares, clientes, fornecedores e outros parceiros. O “Estrela Azul” promove campanhas e realiza doações, além de promover festas para crianças em datas como Natal, Páscoa e Dia das Crianças. A campanha “Prêmio Profissional Cidadão” incentiva todos os profissionais da Pulsar a praticarem ações beneficentes e voluntárias na comunidade.
Dentre os projetos sociais voltados para crianças e adolescentes apoiados pela Pulsar, destaca-se o projeto Bombeiros Mirins, que atende a 50 meninos com idade entre 9 e 12 anos. Eles realizam, no quartel dos bombeiros, atividades de reforço escolar, educação física e treinamentos de primeiros socorros e salvamento. Outra ação de destaque é o Projeto Caju, desenvolvido em convênio com a Casa de Juventude de Mauá (SP), e que promove cursos de formação em informática para adolescentes. O projeto, iniciado em 1997, já tem três unidades e atendeu cerca de 4 600 jovens.
Diversas outras iniciativas são mantidas pela Pulsar. A empresa realiza, como donativo, a manutenção da rede de informática da AACD (Associação de Assistência à Criança Defeituosa), formada por 220 microcomputadores e 50 impressoras. O programa Talentos Humanos acompanha os adolescentes participantes dos cursos do Projeto Caju, oferecendo alternativa de emprego para aqueles que se destacam.
Resultados
/ benefícios gerados
Como resultado desse processo podem ser mencionados: o desenvolvimento de uma consciência social por parte dos colaboradores, a melhoria de sua qualidade de vida e a melhoria da qualidade de vida das comunidades assistidas.
Motivações
A Pulsar, desde sua fundação, em 1982, tem um histórico de consciência social. Ao longo dos anos, essa consciência desenvolveu-se no sentido do estabelecimento de compromissos com a responsabilidade social, exigindo internamente mudanças de atitudes significativas. A partir de uma perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos, a empresa adotou iniciativas de caráter social que reafirmam seus compromissos.
Aprendizagens
A empresa contribui para uma sociedade mais justa quando promove ações socialmente responsáveis e estimula seus talentos humanos, clientes e fornecedores, a exercerem sua cidadania.
Recomendações
para a replicação da prática
Para monitorar a não ocorrência de trabalho infantil é importante identificar e qualificar os fornecedores. Também é importante incentivar fornecedores e demais parceiros a praticarem ações socialmente responsáveis.
Nome: Alberto Simões Gaspar
Cargo/Função: Diretor Presidente
Telefone: (11) 4367 7500
E-mail: agaspar@pulsar.com.br
Raio X
Organização: Pulsar Informática Ltda.
Unidade de Negócios: Pulsar Informática Ltda.
Razão Social: Pulsar Informática Ltda.
Nome Fantasia: Pulsar Informática Ltda.
CNPJ: 43.337.203/0001-80
Website da empresa: www.pulsar.com.br