CENTRO SÓCIO EDUCATIVO

 

“HOMERO DE SOUZA CRUZ FILHO”

 

 

 

Atendimento à saúde


O atendimento médico-odontológico merece atenção especial. O CSE tem um consultório médico aparelhado e dois apartamentos para internação.

 

O consultório odontológico também é aparelhado para atender de forma satisfatória. O Centro terá médico, dentista e paramédicos atendendo diariamente. Esses serviços serão estendidos aos moradores das imediações.

 

 

 

 

PROJETO DE ATENÇÃO À SAÚDE PARA O C.S.E.

 

 

Governo do Estado de Roraima

Secretaria de Saúde

 

 

 

Introdução e justificativa

 

É prioridade desta Administração atender a todas as demandas da saúde da população do Estado de Roraima, e é com esta intenção que damos a atenção ao Centro Sócio-Educativo, haja vista a necessidade de cuidados especializados aos adolescentes que lá estarão.

 

Objetivo

 

Atender às necessidades de saúde da clientela do Centro Sócio-Educativo quer seja educando, quer prevenindo e tratando as mais variadas categorias, lembrando o conceito de saúde como a promoção do bem estar físico, psíquico e social, e não apenas a ausência de doenças.

 

Estratégia geral

 

Com o intuito de alcançar o objetivo proposto, constituiremos equipe interdisciplinar de saúde que, além de sua formação específica, deverá ser constituída por profissionais que tenham afinidade com a proposta terapêutica do C.S.E. – Centro Sócio-Educativo, e que deverão receber treinamento especializado. Esta equipe mínima terá como função perspícua atender às necessidades básicas de saúde da população do C.S.E.

 

Contaremos também com todos os serviços de saúde da comunidade, ou seja, laboratórios, radiologia, médicos especialistas para avaliação, etc.

 

Estratégia específica

 

A equipe de saúde será constituída por um médico clínico que permanecerá no C.S.E. 20 horas semanais; uma auxiliar de enfermagem com 40 horas semanais de carga horária, um dentista 20 horas semanais; um técnico em higiene bucal 20 horas semanais e um terapeuta ocupacional 20 horas semanais.

 

São atribuições


DO MÉDICO
Realizar exames admissionais nos adolescentes, visando diagnosticar e tratar precocemente toda afecção estadeando seu desenvolvimento somático quer ao nível psicoestrutural, quer ao nível maturidade psicosexual. Realizar exames periódicos em toda a clientela do C.S.E., acompanhando seu desenvolvimento; administrar os tratamentos que se fizerem necessários; solicitar exames subsidiários; encaminhar para as devidas avaliações especializadas todos os casos que necessitarem.

                

DO AUXILIAR DE ENFERMAGEMEstar atento para toda e qualquer evidência de perturbação da saúde, colhendo o maior número de dados possíveis, bem como controle de sinais vitais para informar ao médico. Administrar, de forma adequada e contundente, a medicação prescrita; realizar curativos sempre que prescritos ou necessários; avisar à equipe técnica as ocorrências de urgência; manter adequados os medicamentos e instrumentos necessários encaminhados à esterilização.

 

DO ODONTOLOGISTARealizar exames admissionais, estadeando ao nível de saúde bucal das clientelas; tratar das tautologias dentárias; realizar exames periódicos nos adolescentes, estadeando e tratando a tautologia encontrada; coordenar a orientação e promoção da higiene bucal.

 

DO TÉCNICO EM HIGIENE BUCALDar assistência às atividades do odontologista; manter prontos e adequados os equipamentos e instrumentos, cuidando de sua esterilização; orientar técnicas de promoção da saúde bucal.

 

DO TERAPEUTA OCUPACIONALAvaliar a clientela identificando casos que prioritariamente mereçam seus cuidados; promover atividades educativas e terapêuticas que facilitem a integração da população atendida e que atuem como atividade meio entre os adolescentes e equipe.

 

Necessidades materiais

 

·        Três camas hospitalares para a enfermaria de observação;

·        Armário de medicamentos;

·        Medicamentos clínicos básicos CEME (lista à parte);

·        Gaze, esparadrapo, algodão, fita crepe (lista à parte);

·        Mesa para atendimento médico;

·        Três cadeiras para atendimento médico;

·        Divã clínico;

·        Martelo para exame neurológico;

·        Estufa para esterilização de materiais;

·        Material para sutura e curativos (instrumentos);

·        Cadeira odontológica e gabinete completo (inclusive Raio-X);

·        Instrumentos odontológicos;

·        Material para restauração dentária;

·        Material de expediente;

·        Material básico para T.O.

 

Avaliação

 

Este projeto técnico deverá estar em constante avaliação por parte da Equipe do C.S.E. e da Equipe da SESAU/DRC/DPE, sendo todas as modificações necessárias implantadas após ampla discussão dos técnicos envolvidos.

 

Conclusão

 

Com esta Proposta Técnica, esperamos estar atendendo da forma mais adequada às necessidades dos adolescentes no Centro Sócio-Educativo, de uma forma que se coadune a prioridade que o assunto vem exigindo, e merecendo, do Governo, nos níveis Federal e Estadual.

 

Reportagens

 

O DIÁRIO - quarta-feira, 21 de Agosto de 1996.

 

CENTRO EDUCATIVO, NOVO CONCEITO DE PRISÃO JUVENIL

Casa de Privação, a ser inaugurada na sexta-feira, ganha elogio da Unicef e abrigará 88 menores infratores

 

O Programa do Governo de Roraima para recuperar adolescentes infratores põe abaixo o conceito de penitenciária juvenil que têm as instituições brasileiras encarregadas de tratar o menor. O Centro Sócio Educativo, a ser inaugurado dia 23 de julho, é elogiado pelo Unicef e vai atender a 88 autores de infrações graves.

O Governo de Roraima está investindo mais de R$ 1 milhão para construir o Centro Sócio-Educativo em Boa Vista, numa área de 3 mil metros quadrados. Hoje os adolescentes do Estado, envolvidos em crimes, ficam detidos nas celas da Delegacia de Menores, à disposição da Justiça, sem qualquer medida sócio-educativa.

O Centro Sócio-Educativo de Roraima segue à risca o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente e foi construído com acompanhamento técnico de um consultor do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Criança e o Adolescente, pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa.

O Juiz da Vara da Infância e da Juventude de Boa Vista, Mauro Campello, um carioca radicado a seis anos em Roraima, vê o trabalho a ser desenvolvido no Centro Sócio-Educativo um exemplo para o país. “A construção é moderna, o corpo técnico é bem preparado e basta que haja disposição política”, avalia.

O Centro Sócio-Educativo vai tratar de adolescentes de 12 a 18 anos, e leva em conta a natureza do crime cometido. Infratores do sexo masculino têm três casas para diferentes medidas sócio-educativas. Para meninas, existe apenas uma casa. É que em Roraima o número de crimes envolvendo meninas é ainda pequeno.

O Governador de Roraima, o engenheiro Neudo Campos, tem a expectativa de que o Centro Sócio-Educativo, junto com outros programas do governo para o adolescente, como o projeto Pequeno Cidadão, ajudem a diminuir a incidência de crimes praticados por menores no Estado.

Boa Vista, a capital de Roraima, reúne cerca de 70% da população do Estado. Concentra também o maior número de menores infratores. Nos três últimos anos, com o avanço do processo migratório, os bairros mais humildes vêm se transformado em palco de brigas de “galeras” de adolescentes.

O juizado da Infância e da Juventude contabiliza crimes com requinte de perversidade, cometidos por adolescentes. Um deles matou, sem motivo, um homem de idade. Insatisfeito, arrancou a cabeça do morto e fez dela uma bola de futebol.

Família – O centro Sócio Educativo de Roraima tem uma equipe de 50 servidores, entre técnicos e pessoal de apoio. A equipe tem médico, dentista, psicólogos, pedagogos, advogados, assistentes sociais, professores e educadores. Os adolescentes vão ter orientação, tratamento e acompanhamento em atividades internas e externas.

A família do adolescente infrator vai ser assistida pela equipe técnica do Centro Sócio-Educativo. A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social do governo, que coordena o Centro, vai ajudar os familiares através de seus programas – o Centro de Produção Comunitária – assegura a renda mínima.

 

 

 

NOTA SOBRE O C.S.E.

 

Endereço: Rua Moacir da Silva Mota, s/n, Bairro Asa Branca – CEP: 69311 – 260  Boa Vista – RR - Tel. 0 + (55) 95 – 625.2625; Fax: 0 + (55) 95 – 625.6027

 

NOTA SOBRE PROJETO DE ATENÇÃO À SAÚDE PARA O C.S.E.

 

Vencedor dos Prêmios Sócio-Educando - 1998/1999

GOVERNADOR DO ESTADO DE RORAIMA: Eng. Neudo Ribeiro Campos

SECRETÁRIA DE SAÚDE: Dra. Marília Natália Pinto Reginato