PROJETO CARTEIRO AMIGO - CEARÁ
O Projeto Carteiro Amigo é uma atividade de incentivo ao aleitamento materno, tendo surgido no estado do Ceará como uma estratégia para reverter o quadro de desnutrição e mortalidade infantil.
O lançamento da campanha ocorreu em 1996, quando a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, num trabalho de parceria com o UNICEF e a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, colocou sua estrutura à disposição da comunidade.
Os carteiros receberam uma atribuição paralela, qual seja atuarem como agentes multiplicadores de uma campanha educativa de incentivo ao aleitamento materno. O sucesso da campanha resultou na duplicação do número de mães que amamentavam em Fortaleza.
O Ministério da Saúde, preocupado com os altos índices de desnutrição e mortalidade infantil no nordeste, assinou em 10 de julho de 1999 o Protocolo de Atuação Conjunta com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, buscando ampliar o trabalho de promoção do aleitamento materno, através dos carteiros, para toda a região nordeste.
Como parte das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Carteiro Amigo do Nordeste, de 1º a 30 de outubro de 1999, para promover o aleitamento materno, resgatando o hábito das mães amamentarem seus próprios filhos exclusivamente ao seio até o sexto mês e, posteriormente, com complementação adequada até o segundo ano de vida.
Foram treinados, com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde, 3.266 carteiros nos 9 estados do nordeste, os quais, usando as camisetas padronizadas dos correios com o slogan: "Amamentação: Bom para a Mãe, Melhor para o Bebê", entregaram material educativo e orientaram a população sobre o aleitamento materno. O objetivo foi beneficiar 800.000 crianças nesta região.