MISSÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MAGISTRADOS E PROMOTORES DE JUSTIÇA DA INFÂCIA E DA JUVENTUDE

 

            Após longo processo de transformação e amadurecimento, sucedendo a Associação de Juízes de Menores do Brasil, nasceu em 1994 a Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e Juventude (ABMP), com representação em todo o território nacional.

 

                        A ABMP busca um modelo de distribuição de justiça que priorize a universalização dos direitos humanos no Brasil, sendo a única entidade em nosso país que congrega, paritariamente e sem qualquer discriminação, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público com atuação na área da infância e juventude.

 

                        Apoia-se em valores políticos e jurídicos próprios do Estado Democrático de Direito e tem como seus pilares básicos o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança.

 

                              A ABMP almeja a democratização do acesso à justiça, pressuposto básico para o exercício da cidadania, bem como afirma e defende, de forma intransigente, os direitos das crianças e dos adolescentes brasileiros. 

 

                        O intercâmbio, a criação e o desenvolvimento de vínculos de corporação, bem  como o apoio e a solidariedade  entre seus associados, entidades ou pessoas que prestam ou tenham prestado serviços para a concretização dos direitos infanto-juvenis em nosso país, também figuram entre os objetivos da ABMP.

 

                         Por fim, compartilhando experiências, realizando congressos, seminários, painéis, conferências, debates, cursos e estudos sobre questões referentes a infância e juventude,  a ABMP trabalha para a promoção de uma cultura jurídica crítica e democrática, capaz de servir como base de formação e aprimoramento da Rede de Justiça da Criança e do Adolescente do Brasil.