LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA

 

 

Vencedor 2ª Edição

CEDECA/Sapopemba

“Mônica Paião Trevisan

SÃO PAULO - SP

 

 

DESAFIO/CONTEXTO

 

A região de Sapopemba constitui um lugar de muita pobreza, em que as crianças e os adolescentes têm poucas oportunidades para desenvolvimento sadio. Os adolescentes em conflito com a lei, egressos da FEBEM, em medida de liberdade assistida, não possuem suporte adequado para abandonar a prática infracional ou qualquer tipo de contato com a ilegalidade, uma vez que não têm orientação adequada e tampouco recebem oportunidades para construção de um novo projeto de vida na região, que não possui oferta de cursos profissionalizantes ou de ensino formal. Assim, e necessária uma ação que conjugue esses elementos de orientação e formação para criar um fluxo de inclusão desses adolescentes na sociedade.

 

PROPOSTA/METODOLOGIA

 

Para executar a medida de liberdade assistida, o CEDECA/Sapopemba (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) propôs a utilização de um método que envolvesse, de forma efetiva, a comunidade e o adolescente. Assim, os orientadores dos adolescentes são membros da comunidade, o que facilita o exercício da pedagogia da presença. Os educadores estão disponíveis em tempo integral para atender às emergências dos adolescentes, o que estabelece um vínculo de confiança educador-educando que propicia um trabalho de reflexão para construção de um novo projeto de vida. Ademais, os adolescentes são estimulados a participar de atividades da comunidade e freqüentar serviços, quais sejam, a escola, cursos profissionalizantes, centros de recuperação, grupos de reflexão e atividades esportivas e culturais, que também integram outros adolescentes da comunidade, formando uma cultura de não-exclusão. Vale ressaltar que os educadores também ficam nas ruas e vielas normalmente freqüentadas pelos adolescentes e que o centro também oferece assistência psicológica e jurídica, em todo processo sócio-educativo. Isto tudo tem grande impacto no posicionamento do adolescente como protagonista de sua própria história.

 

RESULTADOS

 

O CEDECA acompanhou 97 adolescentes no ano de 1999, sendo que houve uma diminuição do número de adolescentes envolvidos com a prática de atos infracionais, bem como diminuiu o índice de reincidência dos jovens acompanhados pelo programa. Além disso, envolveu definitivamente a comunidade local de Sapopemba na problemática dos adolescentes em conflito com a lei.

 

PARCEIROS

 

Pastoral do Menor e FEBEM.

 

CONTATO

 

Rua Paulo Colombo Pereira de Queirós, 363

São Paulo – SP – 03982-130

Tel./Fax: (11) 6702 2729

 

Fonte: Prêmio Sócio-educando
Sócio-educação no Brasil: Adolescentes em Conflito com a Lei: experiências de medias sócio-educativas
Organização ILANUD