PROJETO APRENDER E VENCER

 

 

1. Finalidades

 

1.Realizar atividades extra-escolares de reforço a aprendizagem, bem como as voltadas ao desenvolvimento social, cultural, recreacional, para o trabalho e relações sociais de filhos e filhas (crianças e adolescentes com idade entre 7 e 16 anos) de funcionários de empresas locais, bem como de crianças e adolescentes que se encontrem em condições de risco social (nos aspectos do trabalho precoce e degradante, educacionais e psico-sociais).

 

2. Realizar Cursos seqüenciais e continuados de Aprendizagem direcionados aos adolescentes que estejam na faixa etária de 14 a 18 anos, que concomitantemente estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Sendo que a clientela será contratada pelas empresas locais para processos de aprendizagem de acordo com a legislação pertinente.

 

 

2. Parcerias

 

·                           UCS – Campus Universitário de Vacaria

 

·                           COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do  Adolescente

 

·                           Entidades Assistenciais e Recreativas de Vacaria:

 

a)                                     Associação Solidária Vida Nova.

 

·                           Instituto de Idiomas Yásigi de Vacaria

 

·                           RASIP AGRO PASTORIL S/A

 

·                           AGRO INDUSTRIAL LAZZERI

 

·                           VARGAS & VARGAS ADVOCACIA

 

·                           INVENSYS APPLIANCE CONTROLS LTDA.

 

·                           AGROBAN AGROINDUSTRIAL LTDA

 

·                           AGROPECUÁRIA SCHIO LTDA

 

·                           RUBIFRUT COMÉRCIO DE FRUTAS LTDA

 

·                           RODOFIBRA IND. E COM. DE PEÇAS PARA CAMINHÕES LTDA.

 

·                           GALA FRIGORÍFICOS LTDA.

 

·                           IISA FRUTICULTURA E REFLORESTAMENTO LTDA.

 

·                           MARGARIDA CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.

 

·                           OUTRAS EMPRESAS E OU PROFISSIONAIS LIBERAIS

 

 

3. Introdução

 

Vivemos uma época onde todos os esforços da sociedade, se fazem necessários para amenizarem às agressões reais a todas as pessoas excluídas das condições básicas dessa mesma sociedade.

 

Referimo-nos às crianças que já passaram da fase inicial de formação escolar e estão atravessando o período de transição da idade infantil para a pré-adolescência e adolescência. Formação fundamental para garantir as todas as crianças condições mínimas de integração, compreensão e possibilidades reais de engajamento nessa complexa realidade.

 

Entretanto, somente identificar a falta, descrever o problema, é muito pouco para mudar uma realidade. O que precisamos fazer é dar condições, o que não significa apenas entregar o peixe, mas ensinar como se constrói a rede de pescar e, além disto, também, que o ato de pescar implica em respeitar o período de defeso. O mesmo ocorre com o conhecimento, não basta identificar a sua falta, reclamar das poucas ou nenhuma produção de novas idéias. O que precisamos fazer é dar condições, o que não significa apenas ditar o que deve ser memorizado, mas ensinar como que se aprende a aprender, como também que devemos respeitar o outro em seu espaço e em seu direito.

 

A solidariedade é um processo que se faz necessário para criarmos uma sociedade igualitária, que possa gerar mudanças de mentalidade, de atividades e possibilidades para todos.

 

O Projeto Aprender e Vencer, encontra-se com uma base sólida, visto que sua primeira etapa está dando respostas positivas com relação à aprendizagem, no processo de formação integral dos indivíduos que fazem parte deste grupo. Continuamos a proposta de uma continuidade desta primeira etapa, nos aspectos pessoal e pedagógico às crianças que sem dúvida necessitam de um apoio e um atendimento mais individualizado.

 

Visamos a continuidade da união formada na primeira etapa do projeto dessa comunidade, sendo assim, poderemos garantir esse processo.

 

 

 

4. Contextualização e justificativa

 

Vacaria sendo um município onde se destaca a produção agropecuária, marco da construção histórica desta cidade. Especificamente quanto à fruticultura foi em meados de 1975, que através de incentivos fiscais surgiram os primeiros pomares nesta cidade.

 

A implantação da pomicultura foi uma das alternativas que o município encontrou para diversificar a sua economia, visto que a crise que atingia o setor madeireiro com a abertura da BR 101 transferiu o tráfego rodoviário não mais possibilitando o progresso nesse setor.

 

A chegada dos empresários do ramo da fruticultura trouxe profundas modificações e uma grande esperança de progresso para o município.

 

A fruticultura além de gerar empregos trouxe uma nova divisa comercial ao município.

Com toda a mudança ocorrida, Vacaria tornou-se alvo de imigrantes em forma desordenada buscando as ofertas de emprego e gerando uma formação urbana sem estrutura necessária, visto que os bairros foram sendo criados sem uma infra-estrutura organizada.

 

Decorridos os anos desde a implantação da pomicultura, e todos os aspectos sociais  que foram modificados, ressaltamos que a educação sistematizada toma um caminho vital  na formação integral do indivíduo. A nossa preocupação é que justamente a clientela oriunda das famílias que dependem do trabalho nessas empresas citadas anteriormente, não conseguem acompanhar e orientar seus filhos adequadamente, em conseqüência dos horários de trabalho nas empresas.

 

Justifica-se este projeto buscando uma alternativa de orientação pedagógica global aos filhos dos funcionários destas empresas, visando a condição de inserí-los em uma sociedade cada vez  mais exigente e excludente.

 

 

 

5. Objetivos

 

5.1. Objetivo Geral:

 

Atender preferencialmente crianças e adolescentes, filhas de funcionários das empresas do município de Vacaria, bem como crianças e adolescentes em situação de riscos de trabalho e que enfrentam problemas de aprendizagem. Realizar processo de Aprendizagem com aulas teóricas, bem como acompanhar a realização prática da aprendizagem dos adolescentes que se inserirem no Projeto.

 

5.2. Objetivos Específicos:

 

·                           Permitir às crianças e adolescentes, que estão devidamente matriculados nas escolas do ensino fundamental, a possibilidade de participação nas atividades extra-escolares e de formação geral propostas neste projeto;

 

·                           Ofertar às crianças um atendimento de caráter formativo, recreativo e pedagógico, de preparação à cidadania, promovendo seu desenvolvimento integral  e apoio visando integração do tripé família, empresa e sociedade.

 

·                           Desenvolver integralmente as potencialidades das crianças e adolescentes através de repasse e troca de conhecimentos, priorizando o reforço escolar, bem como de cursos nas áreas a serem trabalhadas.

 

·                           Fornecer cursos seqüenciais e continuados, dentro dos moldes da aprendizagem básica para o desenvolvimento intelectual e social dos aprendizes que forem matriculados nos cursos.

 

·                           Realizar acompanhamento e fiscalização da aprendizagem, parte prática,  nas empresas conveniadas.

 

·                           Proceder avaliações periódicas dos participantes (adolescentes) dos cursos de aprendizagem dentro da temática  do programa de ensino.

 

 

6. Estrutura Organizacional

 

6.1. Órgãos Promotores:

 

·                           COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

·                           Entidades assistenciais e recreativas de Vacaria:

 

1-                        Associação solidária Vida Nova

 

·                           UCS – Campus universitário de Vacaria

 

·                           Instituto de Idiomas Yásigi de Vacaria

 

·                           Empresas e Profissionais Liberais:

 

RASIP AGRO PASTORIL LTDA

 

AGRO INDUSTRIAL LAZZERI LTDA

 

VARGAS & VARGAS ADVOCACIA

 

INVENSYS APPLIANCE CONTROLS

 

AGROBAN AGRO INDUSTRIAL LTDA

 

AGROPECUÁRIA SCHIO LTDA.

 

RUBIFRUT COMÉRCIO DE FRUTAS LTDA

 

RODOFIBRA IND. E COM. DE PEÇAS PARA CAMINHÕES

 

GALA FRIGORÍFICOS LTDA

 

IISA FRUTICULTURA E REFLORESTAMENTO LTDA

 

MARGARIDA CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA.

 

OUTRAS EMPRESAS OU PROFISSIONAIS LIBERAIS

 

 

6.2. Local de Funcionamento: Antigo Campus da UCS e nas empresas   conveniadas.

 

6.3. Período de Execução:

 

6.3.1 -Atividades de Reforço:

 

Janeiro de 2003 até dezembro de 2003

De Segundas a sextas-feiras

Recesso escolar nos meses de janeiro de fevereiro de 2003

 

6.3.2 -Atividades de Aprendizagem:

 

Janeiro de 2003 até dezembro de 2003

Todas as terças e quintas-feiras

Recesso escolar nos meses de janeiro de fevereiro de 2003

 

6.4. Horário de Funcionamento: 13h30 min às 17h00

 

 

6.5. Profissionais:

 

6.5.1 -Atividades de Reforço: pedagogos, psicólogo, professor de inglês, instrutor de informática, professor de artes cênicas (teatro), professor de educação física e secretária executiva.

 

6.5.2 -Atividades de Aprendizagem: professores de fruticultura de culturas de clima temperado e professor de floricultura e professores de informática.

 

 

6.6. Clientela de participação ativa no processo:

 

6.6.1 -Atividades de Reforço: crianças das séries escolares compreendidas da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, filhas de funcionários das empresas de Vacaria.

 

6.5.2. Atividades de Aprendizagem: adolescentes das idades entre 14 e 18 anos que se enquadrem nos programas de aprendizagem.

 

 

 

7. Distribuição de Vagas

 

Será oferecido um núcleo de 100 crianças, sendo que 50 (cinqüenta) participam das atividades de reforço e o restante 50 (cinqüenta) participam do Programa de aprendizagem, distribuídas em quatro (04) turmas de 25 crianças em cada turma.

 

As vagas serão preenchidas da seguinte forma: das 100(cem) cotas pagas pela iniciativa privada, 70% (setenta porcento) serão indicados pelas empresas participantes e 30% (trinta porcento) serão selecionados ou escolhidos pelo COMDICA e pelo Conselho Tutelar de Vacaria.

 

Para atender a demanda destas turmas faz-se necessário a contratação de pedagogos para atendimento integral de reforço pedagógico, uma escala de oficinas rotativas entre as quatro turmas com profissionais devidamente capacitados.

 

Total de cem (100) crianças e ou adolescentes.

 

 

8. Critérios de seleção

 

8.1. Atividades de Reforço:

 

·                           Crianças na fase escolar de 5ª a 8ª série do ensino fundamental;

 

·                           Filhos de funcionários das empresas conveniadas;

 

·                           Crianças e ou adolescentes em situação de risco social.

 

·                           Realização de triagem com os pais nas empresas; e

 

·                           Realização de triagem no COMDICA  e no Conselho Tutelar de Vacaria.

 

 

8.2. Atividades de Aprendizagem

 

·                           Adolescentes que cursam o ensino fundamental ou médio e que tenham mais de 14 anos

 

·                           Filhos de funcionários das empresas conveniadas;

 

·                           Crianças e ou adolescentes em situação de risco social.

 

·                           Realização de triagem com os pais nas empresas; e

 

·                           Realização de triagem no COMDICA  e no Conselho Tutelar de Vacaria.

 

 

 

9. Atividades desenvolvidas

 

9.1. Áreas de Atendimento

 

Reforço Pedagógico

 

·                                    Oficinas: Inglês, Computação, Acompanhamento Psicológico em pequenos e grandes grupos, Recreação, Artes Cênicas (Teatro), terapia ocupacional (horta)

 

9.2. Recursos Humanos

 

·                           Um pedagogo coordenador (20 h/semanais)

 

·                           Dois professores de reforço pedagógico (20 h/semanais)

 

·                           Um Psicólogo (8h/semanais)

 

·                           Um professor de Inglês (8 h/semanais- Convênio Yasigi- Vacaria)

 

·                           Um Instrutor de Informática (8 h/ semanais)

 

·                           Um professor de Recreação e Educação Física (4h/ semanais)

 

·                           Um professor de Artes Cênicas (8 h/semanais)

 

·                           Um secretário(a) de horticultura (20h/semanais)

 

·                           Um Instrutor de Informática para aprendizagem (8 h/ semanais)

 

·                           Um professor de fruticultura de clima temperado (12h/semana)

 

 

9.3. Recursos Materiais

 

·                           Salas para funcionamento do Projeto

 

·                           Material didático – cadernos, lápis, folhas de ofício, cartolina, cola, canetas hidrocor, mimeógrafo, livros didáticos, livros de literatura, dicionários, gramática da Língua Portuguesa, Material Dourado para Matemática, Massa de modelar, tesoura, borracha, régua, giz, disquetes.

 

·                           Material de higiene: escovas de dentes, creme dental, toalhas individuais, sabonete, desodorante.

 

·                           Kit de primeiros socorros contendo: absorventes higiênicos, gaze, esparadrapos, analgésicos, água oxigenada para assepcia, pomada para contusões, ataduras.

 

·                           Uniforme: calça padrão, camisetas, moletom e boné.

 

·                           Material Lúdico: Bolas, redes de voleibol, goleiras para futebol, cordas, bambolês, colchonetes, jogos recreativos e educativos.

 

·                           Lanche: variados com sucos e copos

 

·                           Material de Expediente: computador e impressora, matrizes, álcool ou cotas de xerox para cada professor, corretivo, fichas cadastrais individuais para cada aluno, pastas arquivo ativo e passivo, livro ponto, carimbos e folhas timbradas para correspondências.

 

 

9.4. Recursos Financeiros

 

Custeio, de parte pelas empresas de acordo com o orçamento anexo ao presente projeto, inclusive poderão se ocorrer adequação correta se utilizarem das deduções ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente até 1% do Imposto de Renda devido, segundo a Lei nº 9.532 de 10 de dezembro de 1997 e MP nº 1.636 de 12 de fevereiro de 1998.

 

·                           Outra parte pelo COMDICA no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), por mês, durante todos os meses de 2003.

 

·                           Outra parte pelo SENAR –Serviço Nacional de Aprendizagem, no valor de R$ 2.320,00 (dois mil trezentos e vinte reais), por mês, durante os meses de março até dezembro de 2003.

 

·                           Instituto de Idiomas Yázigi de Vacaria –Cursos de Inglês completos, através de convênio.

 

·                           O espaço físico, estrutura e os materiais aplicados nos cursos serão cedidos pela UCS - Campus Universitário de Vacaria através de uma contraprestação que consiste em uma taxa de manutenção. 

 

 

10. Rundamentação das áreas de abrangência do Projeto

 

10.1. coordenação geral

 

Período: de 10 de janeiro de 2003 a 28 de fevereiro de 2003

 

Atividades realizadas: Expediente interno e reuniões para organização do ano letivo

 

 

10.2. Atividades de reforço

 

10.2.1. Reforço Pedagógico – para 50 crianças e ou adolescentes:

 

Período: março a dezembro de 2003

 

Carga Horária: 20 horas semanais

 

Responsáveis: Professores pedagogos

 

Justificativa:

 

Tendo em vista as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem, realizar atendimento individualizado grupal ou individual conforme a necessidade da criança.

 

Objetivo Geral:

 

Proporcionar às crianças revisão de conteúdos ministrados nas escolas regulares, para maior fixação e ampliação de conhecimento.

 

Objetivos Específicos:

 

·                           Identificar conteúdos de todas as áreas pertinentes às necessidades apresentadas pelas crianças;

 

·                           Orientar na construção do conhecimento sistematizado;

 

·                           Ampliar os conhecimentos adquiridos pelas crianças;

Proposta Metodológica:

 

A metodologia utilizada e empregada para alcançar os objetivos propostas visa a revisão dos conteúdos vistos nas escolas, atividades diversificadas com sucatas e material concreto, Grupos áulicos e individuais, experiências que levem os educandos a raciocínios lógicos e coerentes.

 

Recursos:

Materiais, humanos e didáticos

 

Avaliação:

A avaliação será coletiva e individual, levando em consideração a realidade de cada aluno, suas atitudes, aproveitamento e os conceitos previamente formados.

 

Horário semanal:

Turma A

Segunda-feira: 2º período

Terça-feira: 1º período

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: 1º período

Sexta-feira: 1º período

 
Turma B

Segunda-feira: 1º período

Terça-feira: 2º período

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: 2º período

Sexta-feira: 2º período

 

Turma C

Segunda-feira: 1º período

Terça-feira: 2º período

Quarta-feira: 1º período

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: 1º período

 
Turma D

Segunda-feira: 2º período

Terça-feira: 1º período

Quarta-feira: 2º período

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: 2º período

 

 

10.2.2        Atendimento Psicológico

 

Período: março a dezembro de 2003

Carga Horária: 8 horas semanais

Responsáveis: Psicólogo

 

Justificativa:

 

Tendo em vista a necessidade de nortear procedimentos que auxiliam o desenvolvimento integral do indivíduo, o atendimento psicológico é fundamental para garantirmos uma compreensão maior do indivíduo e o meio.

 

Objetivo Geral

Proporcionar momentos de reflexão para o crescimento pessoal, através de um vínculo afetivo e tranqüilo.

 

Objetivos Específicos:

 

·                           Estabelecer um vínculo gratificante de amor e aceitação entre educadores e educandos;

 

·                           Procurar alternativas na resolução de conflitos pessoais, grupais, familiares e sociais;

 

Proposta Metodológica:

 

As aulas serão distribuídas entre as quatro turmas, totalizando oito horas semanais, num período de março a dezembro de 2003, proporcionando atendimento coletivo e individual quando necessário.

 

Recursos: Humanos

 

Avaliação:

Será contínua durante todo o processo de execução do projeto.

 

Horário Semanal:

 

Turma A

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: 2º período

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: LIVRE

 

Turma B

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: 1º período

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: LIVRE

 

Turma C

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: 2º período

Sexta-feira: LIVRE

 
Turma D

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: 1º período

Sexta-feira: LIVRE

 

 

10.2.3. Introdução à Língua Inglesa

 

Período: março a dezembro de 2003

Carga Horária: 8 horas semanais

Responsáveis: Professor de Inglês do Convênio com o Yasigi Vacaria

 

Justificativa:

 

Sendo o inglês uma exigência real da sociedade, queremos oportunizar o acesso à aprendizagem básica desta língua.

 

Objetivo Geral:

Desenvolver habilidade do aprendizado de uma nova língua.

 

Objetivos Específicos:

 

·                           Apresentar noções básicas da escrita e do diálogo inicial da língua inglesa;

Proposta Metodológica:

 

O processo vai sendo construído em períodos de aulas semanais com atividades variadas e atendimento individualizado.

 

Recursos: Professor, aluno e materiais didáticos

 

Avaliação:

Será considerado satisfatório se os alunos apresentarem compreensão de uma nova língua.

 

Horário Semanal:

Turma A

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: 2º período

Sexta-feira: LIVRE

 

Turma B

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: 1º período

Sexta-feira: LIVRE

 
Turma C

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: 2º período

 

Turma D

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: 1º período

 

 

10.2.4. Iniciação à Informática

 

Período: março a dezembro de 2003

Carga Horária: 16 horas semanais

Responsáveis: Instrutor de Informática

 

 

 

Justificativa

 

Tendo em vista o avanço tecnológico, queremos oferecer a oportunidade de acesso à informática para as crianças se incluírem no processo da sociedade moderna.

 

Objetivo Geral

Desenvolver o interesse pela informática e das oportunidades de conhecimento de novas tecnologias.

 

Objetivos Específicos

·                           Conhecer o teclado e suas funções;

·                           Apresentar noções básicas de processamento de textos, planilhas eletrônicas e acesso à Internet.

·                           Trabalhar com programas específicos de reforço escolar.

 

Proposta Metodológica:

 

O processo será construtivo através de atividades variadas.

Recursos: instrutor, alunos, computadores.

 

Avaliação:

 

Será considerado satisfatório se no final do ano os educandos cumprirem as atividades propostas e demonstrarem progresso e crescimento no aprendizado nesta área.

 

Horário Semanal:

 

Turma A

Segunda-feira: 1º período

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: 1º período

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: LIVRE

 

Turma B

Segunda-feira: 2º período

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: 2º período

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: LIVRE

 

Turma C

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: 1º período

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: 1º período

Sexta-feira: LIVRE

 

Turma D

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: 2º período

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: 2º período

Sexta-feira: LIVRE

 

 

10.2.5  Educação Física

 

Período: março a dezembro de 2003

Carga Horária: 4 horas semanais

Responsáveis: Professor de educação física

 

Justificativa

 

Tendo em vista uma educação integral procuraremos trabalhar as práticas esportivas desenvolvendo capacidades físicas.

 

 

Objetivo Geral:

 

Desenvolver capacidades físicas, motoras e sociais de forma lúdica e prazerosa.

 

 

Objetivos Específicos:

 

·                           Despertar para a importância de viver e trabalhar em equipe;

 

·                           Trabalhar em grupo e compreender os limites e as regras;

Proposta Metodológicas:

 

As atividades desenvolver-se-ão através de jogos, brincadeiras e exercícios, visando desenvolver o espírito esportivo das crianças.

Recursos: Material esportivo e humanos

 

Avaliação

 

Será considerada satisfatória se os educandos apresentarem evolução nos jogos e brincadeiras que lhes forem propostos.

 

 

Horário Semanal:

 

Turma A

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: 2º período

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: LIVRE

 

Turma B

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: 1º período

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: LIVRE

 

Turma C

Segunda-feira: 2º período

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: LIVRE

 

Turma D

Segunda-feira: 1º período

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: LIVRE

 

 

10.2.6 Artes Cênicas (teatro)

 

Período: março a dezembro de 2003

Carga Horária: 8 horas semanais

Responsáveis: Professor de teatro

 

Justificativa:

 

Proporcionar aos alunos o estímulo às expressões verbal, gestual e corporal de maneira significativa para o desenvolvimento de habilidades nas outras áreas oferecidas, bem como desenvolver a auto-estima do aluno enquanto ser que pensa e age, valorizando as próprias produções sejam elas escritas, cantadas ou dramatizadas.

 

Objetivo Geral:

 

Proporcionar ao educando oportunidade de auto-conhecimento de suas potencialidades musicais e teatrais, visando harmonia e cumplicidade com suas vivências reais e imaginárias.

 

Objetivos Específicos:

 

·                           Despertar para a importância de viver e trabalhar em equipe;

 

·                           Despertar o sentimento de representação da realidade do aluno, bem como a criatividade na montagem de peças para serem apresentadas.

 

·                           Aliar a música e a expressão escrita e corporal no desenvolvimento das atividades.

 

·                           Criar shows culturais para a comunidade vacariense.

 

 

Proposta Metodológica:

 

Trabalhos em pequenos e grandes grupos, visando a produção dos alunos quanto à estrutura teatral e textos a serem apresentados.

 

Recursos: Materiais de sucata, professor, alunos, auditório.

 

Avaliação:

 

Dependerá da aceitação dos alunos e do bom desempenho nas atividades, no decorrer do processo.

 

Horário Semanal:

 

Turma  A

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: 2º período

 

Turma B

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: LIVRE

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: 1º período

 

Turma C

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: 2º período

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: LIVRE

 

Turma D

Segunda-feira: LIVRE

Terça-feira: LIVRE

Quarta-feira: 1º período

Quinta-feira: LIVRE

Sexta-feira: LIVRE

 

 

10.3. Atividades de Aprendizagem

 

10.3.1. Iniciação à Informática

 

Período: março a dezembro de 2003

Carga Horária: 08 horas semanais

Divisão em duas turmas A e B

Responsáveis: Instrutor de Informática

 

Justificativa:

 

Tendo em vista o avanço tecnológico, queremos oferecer a oportunidade de acesso à informática para as crianças se incluírem no processo da sociedade moderna.

 

Objetivo Geral:

Desenvolver o interesse pela informática e das oportunidades de conhecimento de novas tecnologias.

 

Objetivos Específicos:

 

·                           Conhecer o teclado e suas funções;

 

·                           Apresentar noções básicas de processamento de textos, planilhas eletrônicas e acesso à Internet.

 

·                           Trabalhar com programas específicos de reforço escolar.

 

Proposta Metodológica:

 

O processo será construtivo através de atividades variadas.

 

Recursos: instrutor, alunos, computadores.

 

Avaliação:

 

Será considerado satisfatório se no final do ano os educandos cumprirem as atividades propostas e demonstrarem progresso e crescimento no aprendizado nesta área.

 

Horário Semanal:

 

Turma A

Segunda-feira: Aprendizagem nas empresas

Terça-feira: 1º período

Quarta-feira: Aprendizagem nas empresas

Quinta-feira: 2º período 

Sexta-feira: Aprendizagem nas empresas

Turma  B

Segunda-feira: Aprendizagem nas empresas

Terça-feira: 2º período

Quarta-feira: Aprendizagem nas empresas

Quinta-feira: 1º período 

Sexta-feira: Aprendizagem nas empresas

 

 

10.3.2 Formação profissional em fruticultura e frutas de clima temperado

 

Período: março a dezembro de 2003

Carga Horária: 08 horas semanais

Distribuído em duas turmas A e B

Responsáveis: Instrutor de Fruticultura

 

Justificativa:

 

Tendo em vista o avanço tecnológico, queremos oferecer a oportunidade de acesso à teorias sobre o trabalho na fruticultura de clima temperado, para os adolescentes se incluírem no processo da sociedade moderna.

 

Objetivo Geral:

 

Desenvolver o interesse pelo trabalho na fruticultura e das oportunidades de conhecimento de novas tecnologias.

 

Objetivos Específicos:

 

·                           Conhecer as fases e momentos do processo produtivo;

·                           Apresentar noções básicas de implantação e manejo de pomares;

 

·                           Trabalhar com programas específicos de movimentação, armazenamento e classificação dos frutos;

 

·                           Conhecer os mercados e as tecnologias empregadas, como frigorificação, especificações para exportação de frutos in natura e administração dos processos e do produto nas empresas.

 

Proposta Metodológica:

 

O processo será construtivo através de atividades variadas.

Recursos: instrutor, alunos, computadores e outros recursos audio-visuais.

 

Avaliação:

 

Serão avaliados por prova escrita, no final de cada bimestre, sendo considerado apto somente o que alcançar grau superior a 06 (seis), na média. Seguirá ao acompanhamento prática ficha de controle objetivo e subjetivo de cada aprendiz no desenvolvimento das atividades práticas

 

Horário Semanal:

 

Turma A

Segunda-feira: Aprendizagem nas empresas

Terça-feira: 2º período

Quarta-feira: Aprendizagem nas empresas

Quinta-feira: 1º período 

Sexta-feira: Aprendizagem nas empresas

 
Turma B

Segunda-feira: Aprendizagem nas empresas

Terça-feira: 1º período

Quarta-feira: Aprendizagem nas empresas

Quinta-feira: 2º período 

Sexta-feira: Aprendizagem nas empresas

 

 

 

11. Cronograma de atividades semanais

 

11.1 Atividades de reforço

 

SEGUNDA-FEIRA

TURMA A

TURMA B

TURMA C

TURMA D

Informática

Reforço

Reforço

Educação Física

Reforço

Informática

Educação Física

Reforço

 

TERÇA-FEIRA

TURMA A

TURMA B

TURMA C

TURMA D

Reforço

Educação Física

Informática

Reforço

Educação Física

Reforço

Reforço

Informática

 

QUARTA-FEIRA

TURMA A

TURMA B

TURMA C

TURMA D

Informática

Atend. Psicológico

Reforço

Teatro

Atend. Psicológico

Informática

Teatro

Reforço

 

 

QUINTA-FEIRA

TURMA A

TURMA B

TURMA C

TURMA D

Reforço

Inglês

Informática

Atend. Psicológico

Inglês

Reforço

Atend. Psicológico

Informática

 

SEXTA-FEIRA

TURMA A

TURMA B

TURMA C

TURMA D

Reforço

Teatro

Reforço

Inglês

Teatro

Reforço

Inglês

Reforço

 

 

11.2 Atividades de Aprendizagem:

 

                  SEGUNDA-FEIRA

TURMA A

TURMA B

 

PRÁTICA NAS EMPRESAS

PRÁTICA NAS EMPRESAS

 

 

                        TERÇA-FEIRA

TURMA A

TURMA B

 

INFORMÁTICA

Formação profissional

 

Formação profissional

INFORMÁTICA

 

 

 

                    QUARTA-FEIRA

TURMA A

TURMA B

 

PRÁTICA NAS EMPRESAS

PRÁTICA NAS EMPRESAS

 

 

 

                      QUINTA-FEIRA

TURMA A

TURMA B

 

Formação profissional

INFORMÁTICA

 

INFORMÁTICA

Formação profissional

 

 

                        SEXTA-FEIRA

TURMA A

TURMA B

 

PRÁTICA NAS EMPRESAS

PRÁTICA NAS EMPRESAS

 

 

 

Responsáveis pela elaboração do Projeto:

 

Parte pedagógica:

 

1) Prof. Rosilda Goreti Paim Garcez

 

2) Prof. Adelita de Almeida Paganela

 

 

Parte estrutural:

 

1) James Helierson Pires Silva